sábado, 27 de novembro de 2010

Vila Carneiro - História

A primeira escola da Goiabeira foi a Marechal Deodoro da Fonseca feita por João Carneiro para abrigar a professora Aracy Mero Mascarenhas que chegou num caro de boi entre os mês de janeiro e fevereiro de 1951, suas salas eram super lotadas com 75 alunos de manhã de 1ª a 4ª série, e 20 de tarde, muitos vindos das fazendas próximas, em turnos matutino, vespertino e noturno.

Os materiais usados em sala de aula era a caneta pena, pedra ou quadro negro de 20 a 25 cm² para fazer contas e alguns métodos hoje não mais usados tais como: palmatória, régua de madeira em forma de uma concha, usadas para palmadas naqueles que errassem a resposta perguntadada. Os castigos era aplicados para aqueles que praticava qualquer vandalismo.

A professora Aracy Mero Mascarenhas encarregava-se em todas festividades e datas importantes como paradas de sete de setembro, Natal etc.
O salão da casa servia para realizar muitos forrós e bailes.
Com o passar do tempo, surgiu outra escola, o mesmo nome que o posto de saúde.
Sugiram também mais duas escolas: José Lopes Araújo (doador do terreno onde se encontrava a escola). Alguns anos depois surge a Escola Estadual de 1º grau João Carneiro (doador do terreno).

A primeiro bebê Fernando Carneiro Araújo ao nascer no arraial, como tantos outros, foi pego pelas mãos de uma parteira chamada Maria Senhoria de Jesus, conhecida por todos como Suçula Nascida em 1890 e falecida em 06/02/1975.

OBS: texto escrito por Jadione Cordeiro de Almeida em 1997.


João Carneiro e esposa, doador do terreno onde se encontra até hoje a única escola estadual do povoado e que leva seu nome.
José Lopes Araújo, ou Sr Nô, doador do terreno onde se  encontra até hoje a terceira escola municipal que leva seu nome
Maria Senhoria de Jesus, ou Suçula, primeira parteira do povoado de Goiabeira recebendo possivelmente sua Carteira de Trabalho
 Esta foi a primeira Primeira Comunhão do povoado de Vila Carneiro. À frente Professora Aracy Mero Mascarenhas ao lado do Pe. Urbano
 Professora Aracy, primeira professora de goiabeira.
 Praça de goiabeira a anos atrás.
 Reforma da igreja católica.
Gincana - Elas estão representando mulheres grávidas para ter o filho com a parteira Emília Romana.

Sem comentários:

Enviar um comentário